PASSAGEM

Onde posso comprar a minha passagem?

As passagens podem ser adquiridas por meio do nosso site www.viacaoxavante.com.br, do aplicativo Xavante (Já disponível para Android e IOS), em sites parceiros, nos guichês em rodoviárias ou por agências terceirizadas, cuja lista pode ser conferida na página AGÊNCIAS.

Em nosso site www.viacaoxavante.com.br e no aplicativo Xavante não há cobrança de taxa de conveniência.

Nas compras feitas pelos sites parceiros, há cobrança de uma taxa de conveniência sobre o valor da passagem. Já nas compras realizadas pelo aplicativo, o cliente está isento dessa cobrança.

Temos a opção do Tele-vendas (66) 3402-1400 | 3402-1480 onde você pode comprar por telefone através de cartão de credito e transferência bancaria.

Quais as formas de pagamento aceitas?

Aceitamos pagamentos em dinheiro, cartões de débito e de crédito.

As compras podem ser dividas em até 3x vezes sem juros.

Quais são as informações necessárias para aquisição do bilhete de viagem?

Para comprar as passagens devem informar o numero do documento de identidade e telefone com DDD.

Se for estrangeiro devem apresentar o passaporte, a Cédula de Identidade do Estrangeiro (CIE) ou seu protocolo de pedido expedido pela Polícia Federal com validade de 180 dias, documento oficial do país de origem ou identidade diplomática e consular.

É importante lembrar que, no dia da viagem, é necessário portar o documento original com foto utilizado durante a compra. Os documentos são exigidos tanto para retirada do bilhete quanto para embarque.

 

Quem possui direito a passagens de ônibus gratuitas?

Viajar gratuitamente é permitido aos passageiros e situações descritas abaixo. É importante lembrar que as aquisições de passagens com gratuidade não podem ser emitidas pelo portal de vendas ou pelo aplicativo; esses bilhetes devem ser adquiridos pessoalmente nos guichês da empresa, mediante à apresentação dos documentos exigidos em cada um dos casos.

 

Idosos

O Estatuto do Idoso e a ANTT determinam que as viações devem reservar aos idosos, com idade mínima de 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos, dois assentos gratuitos apenas no serviço convencional.

Caso esses assentos já estejam ocupados, o passageiro idoso que atender a esses requisitos terá direito ao desconto mínimo de 50% do valor da passagem. A aquisição da passagem e o embarque poderão ser feitos apenas em rodoviárias.

Para utilização do benefício, é preciso apresentar documento de identidade original com foto e comprovante de renda, que pode ser a Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas; contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador; carnê contribuição para o Instituto Nacional de Seguro Social – INSS; extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado; ou documento ou carteira emitida pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Assistência Social ou congêneres.

 

ID Jovem

Jovens com idades entre 15 e 29 anos e com renda até dois salários mínimos também têm direito à passagem gratuita.

O benefício é válido apenas para carros convencionais que realizem transporte interestadual, ou seja, não vale para viagens entre municípios do mesmo estado e é limitado a dois assentos.

Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são oferecidas duas vagas com desconto mínimo de 50% no valor das passagens. 

É importante lembrar que não estão incluídas no benefício as tarifas de utilização dos terminais, e pedágio. O bilhete deve ser solicitado nos pontos de venda da empresa com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida e o beneficiário deve comparecer ao terminal de embarque pelo menos 30 minutos antes da hora marcada para o início da viagem.

 

Passe Livre

Portadores de necessidades especiais, físicas, mentais, visuais e auditivas, comprovadamente carentes, têm direito à gratuidade. Para o benefício, é necessária a apresentação do Passe Livre, cujas informações para requerimento estão disponíveis no site do Ministério dos Transportes, e de um documento oficial de identificação com foto. A gratuidade se aplica, além da passagem, às taxas de embarque e pedágio em linhas interestaduais em serviços convencionais. 

Os portadores de necessidades especiais física, mental, visual ou auditiva, comprovadamente carentes, têm direito à gratuidade. Para utilizar esse benefício é necessária a obtenção de Passe Livre no Ministério dos Transportes. As informações para o requerimento do Passe Livre estão disponíveis no site do Ministério dos Transportes. 

 

Crianças menores de 5 anos

Crianças com até seis anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias) poderão viajar sem pagar passagem desde que não ocupem poltrona específica para elas.

Elas devem ir no colo de seu responsável, mas, se houver mais de uma criança com o mesmo responsável, uma delas precisará pagar passagem integral.

VIAGEM

O que é necessário para embarque de menores de idade acompanhados?

Acompanhadas de pais, parentes até 3º grau (avós, tios e irmãos maiores de 18 anos) ou tutores legais, é necessária a apresentação de Certidão de Nascimento ou documento com foto, além de documento do adulto, que comprove o grau de parentesco, tanto para a aquisição da passagem quanto para o embarque. 

00 a 12 anos incompletos (Basta apenas a certidão de nascimento).
Acima de 12 anos (Basta apenas documento oficial com foto).

Se elas estiverem acompanhadas de outras pessoas que não sejam parentes, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais, com firma reconhecida, e ainda, uma autorização judicial, que pode ser solicitada no Juizado de Menores, Vara da Infância e da Juventude ou no Fórum da cidade onde reside.

00 a 12 anos incompletos (Basta apenas a certidão de nascimento).
Acima de 12 anos (Basta apenas documento oficial com foto).

 

O que é necessário para embarque de menores de idade desacompanhados?

00 a 12 anos incompletos (Basta apenas a certidão de nascimento + Autorização judicial – Emitida pelo juizado de menores).
12 a 16 anos incompletos (Documento oficial com foto + Autorização judicial – Emitida pelo juizado de menores).

É necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais, com firma reconhecida, e ainda, uma autorização judicial, que pode ser solicitada no Juizado de Menores, Vara da Infância e da Juventude ou no Fórum da cidade onde reside.

Acima de 16 anos (Basta apenas documento oficial com foto).

 

Comprei minha passagem pela internet (site ou aplicativo) como faço para retirar o bilhete de viagem?

Nossos clientes deverão apresentar o voucher no celular ou impresso, ou apenas o documento oficial de identificação com foto. 

 

Desisti de viajar. Posso trocar, cancelar ou remarcar a minha passagem?

Sim. O cancelamento e a remarcação de passagens são permitidos nas seguintes situações:

 

Troca

A troca de data, origem ou destino é assegurada aos passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais até 3 horas antes horário previsto para embarque.

Nesses casos, o passageiro deve dirigir-se ao guichê da empresa ou à agência terceirizada, solicitar a troca e pagar a diferença no valor da tarifa, caso haja.

Após esse prazo é possível trocar passagens de linhas intermunicipais e interestaduais, com a cobrança de multa de 20% sobre o valor da tarifa, quando não configurado o embarque no prazo de 3 horas.

 

Remarcação

A remarcação ocorre quando o bilhete está vencido, ou seja, o embarque não foi realizado pelo passageiro para a data e hora prevista, por atraso ou desistência.

Nesse caso, as passagens para viagens interestaduais podem ser utilizadas em até doze meses (1 ano), mas apenas para o mesmo itinerário, condicionada ao pagamento de multa de 20% do valor da tarifa e à diferença de preços das passagens, se houver.

As passagens intermunicipais e interestaduais podem ser reutilizadas depois de vencidas (Com validade de 1 ano a partir da data de emissão do bilhete).

 

Devolução

O cliente que desejar cancelar sua viagem e ser ressarcido deverá procurar um dos guichês da empresa com pelo menos três horas de antecedência da viagem; após esse período, não será mais possível realizar o reembolso. 

A empresa se reserva o direito de cobrar uma multa de 5% do valor da passagem pela quebra de contrato unilateral, conforme estabelecido pelo Código Civil.

Para compras feitas em dinheiro, o reembolso ocorrerá de imediato em qualquer guichê de vendas da Viação Xavante.

Para aquisições com o cartão de crédito ou débito, a devolução do valor – após a cobrança da multa – é feita pela administradora do cartão, de acordo com o fechamento da fatura do cliente.

Em caso de compras realizadas pela internet, a solicitação do estorno poderá ser feita através de qualquer guichê da Viação Xavante (Prazo de até 30 dias após o pedido) ou pelo próprio site parceiro que foi realizado a compra.

Caso ainda esteja em dúvida, gentileza entrar em contato com nosso SAC 0800 647 55 55 ou através do e-mail: sac@viacaoxavante.com.br.

 

Onde faço alteração da viagem?

Para bilhetes adquiridos pela internet, em sites ou no aplicativo, que ainda não foram trocadas pelo bilhete físico a alteração deve ser solicitada pelo e-mail: centraldevendas@viacaoxavante.com.br com cópia do RG e as informações de alteração ou através da Central de Atendimento 0800 647 55 55 (24 Horas).
Se a passagem foi adquirida em guichês ou agências terceirizadas, o passageiro deverá procurar esses estabelecimentos e solicitar a alteração, seguindo as recomendações descritas na pergunta anterior. 

 

Posso transferir minha passagem para outra pessoa?

Sim, com 3 horas antes do horário do embarque, a transferência de titularidade é permitida desde que o titular do bilhete informe, pelos canais já designados para troca de passagem, o nome e o RG de quem deverá realizar a viagem.

BAGAGEM

Qual é o tamanho / peso máximo de bagagem permitida?

Cada passageiro tem direito a transportar, gratuitamente, três volumes com dimensões máximas de um metro em qualquer sentido, volume máximo de 300dm³ e peso máximo de 30kg no bagageiro, além de até 5kg como bagagem de mão, desde que o conforto, a segurança e a higiene dos demais não sejam prejudicados.

Caso o peso da bagagem ultrapasse o permitido, o passageiro pagará, para cada quilograma de excesso, até meio por cento do preço da passagem convencional.

 

Minha bagagem foi avariada ou extraviada. O que devo fazer?

É importante que o passageiro acompanhe, no embarque, a etiquetagem e a colocação de suas malas no bagageiro e que confira o(s) ticket(s) numerados de identificação, para retirada da bagagem ao fim da viagem. 

Em caso de dano ou extravio, o passageiro deve procurar imediatamente o motorista e apresentar seu bilhete de passagem, o ticket de bagagem e documento oficial de identificação, com foto, para instauração do processo de apuração para indenização. 

 

É permitido o transporte de animais de estimação? Como devo proceder?

Sim, cães e gatos de pequeno porte e cães-guia são permitidos, desde que observadas as seguintes orientações básicas:

Para viagens intermunicipais cobra-se a tarifa de 50% do valor da passagem.

 

CONDIÇÕES e ACONDICIONAMENTO: 

O animal deve estar em boas condições de saúde, o que deve ser atestado por um médico veterinário, e precisa estar com a carteira de vacinação em dia. Ele deve ser colocado em caixa ou gaiola apropriadas para o transporte, sem água ou alimentação. Se não houver objeção de nenhum passageiro, é permitido que o animal seja transportado no interior do veículo. Caso haja, o animal terá de ser colocado no bagageiro.

Recomenda-se que o veterinário prescreva um tranquilizante, para evitar situações de muito estresse para os pets.

 

ATESTADO SANITÁRIO: 

O responsável que desejar transportar cães ou gatos a bordo do veículo deverá apresentar, preenchido e assinado por médico veterinário registrado no Conselho de Medicina Veterinária, o Atestado Sanitário para Trânsito de Cães e Gatos, conforme norma definida pela Instrução Normativa nº 18, 18 de julho de 2006, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ofício SUPAS/ANTT nº 4.038/2006, sob pena de ter o embarque impedido.

O formulário pode ser obtido no site do Ministério. Para o trânsito de outras espécies de animais, o interessado deverá providenciar a Guia de Trânsito de Animal junto ao Ministério da Agricultura. 
 

RESTRIÇÕES: 

Em nenhuma hipótese o animal poderá ser retirado da gaiola ou caixa e, se o animal for de porte médio ou grande, não poderá ser transportado em ônibus (inclusive no bagageiro)

 

ANIMAIS SILVESTRES: 

Para serem transportados, os animais silvestres deverão estar devidamente acondicionados e acompanhados dos seguintes documentos: Guia de Transporte de Animal (GTA), atestado de saúde, cartão de vacinação atualizado e Autorização de Transporte emitida pelo IBAMA.
 

CÃO-GUIA: 

É assegurado o ingresso de cães-guia quando acompanhados de pessoa portadora de deficiência visual. A identificação do cão-guia e a comprovação de treinamento do usuário se darão por meio da apresentação de: carteira e plaqueta de identificação, expedidas pelo centro de treinamento de cães-guia ou pelo instrutor autônomo; carteira de vacinação atualizada, que comprove vacinação múltipla e antirrábica, assinada por médico veterinário com registro no órgão regulador da profissão; coleira, guia e arreio com alça. 

O cão em fase de socialização e treinamento deverá ser identificado por uma plaqueta, presa à coleira, com a inscrição “cão-guia em treinamento”, aplicando-se as mesmas exigências de identificação do cão-guia, dispensado o uso de arreio com alça. 

Para evitar transtornos com o passageiro ao lado e viabilizar conforto durante a viagem, recomenda-se a compra de poltrona adjacente.